O que é Bioenergética?

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on twitter

Alexander Lowen

Bioenergética é uma maneira de entender a personalidade em termos do corpo e de seus processos energéticos. Esses processos, a saber, a produção de energia através da respiração e do metabolismo, e a descarga de energia no movimento, são as funções básicas da vida. A quantidade de energia que uma pessoa tem e como a usa determinam o modo como responde às situações da vida. Obviamente, uma pessoa pode enfrentá-las de forma eficiente, se tiver mais energia passível de ser livremente traduzida em movimento e expressão.

Bioenergética é também uma forma de terapia que combina o trabalho com o corpo e com a mente para ajudar as pessoas a resolverem seus problemas emocionais e melhor perceberem o seu potencial para o prazer e para a alegria de viver. A tese fundamental da bioenergética é que corpo e mente são funcionalmente idênticos, isto é, o que ocorre na mente reflete o que está ocorrendo no corpo, e vice-versa.

Como todos nós sabemos, mente e corpo podem influenciar-se mutuamente. O que se pensa influencia o que se sente, e vice-versa. Esta interação, contudo, está limitada aos aspectos conscientes ou superficiais da personalidade.

Em nível mais profundo, ou seja, no nível do inconsciente, tanto o pensar quanto o sentir são condicionados por fatores de energia. Por exemplo, é quase impossível para uma pessoa deprimida emergir de sua depressão através de pensamentos positivos, pois seu nível de energia está rebaixado.

Quando seu nível de energia for aumentado através da respiração profunda (sua respiração estava reduzida junto com todas as outras funções vitais) e as sensações e sentimentos forem liberados, a pessoa sairá do seu estado de depressão.

Os processos energéticos do corpo estão relacionados ao estado de vitalidade do corpo. Quanto mais vigorosa a pessoa está, mais energia ela tem, e vice-versa. Rigidez ou tensão crônica diminuem a vitalidade da pessoa e rebaixam sua energia. Ao nascer, o organismo está em seu estado de maior vitalidade e fluidez; ao morrer, a rigidez é total, rigor mortis. Nós não podemos evitar a rigidez que vem com a idade. O que podemos evitar é a rigidez devida às tensões musculares crônicas, resultantes de conflitos emocionais não resolvidos.

Toda pressão (stress) produz um estado de tensão no corpo. Normalmente, a tensão desaparece quando a pressão é aliviada. Tensões crônicas, contudo, persistem após Ter sido removida a pressão, que assumira a forma de uma atitude física inconsciente ou de um endurecimento muscular. Estas tensões musculares crônicas perturbam a saúde emocional através do decréscimo de energia do indivíduo, restringindo sua motilidade (ação espontânea e natural e movimento da musculatura), limitando sua auto-expressão. Torna-se necessário então aliviar esta tensão crônica, para a pessoa recuperar sua completa vitalidade e bem-estar emocional.

O trabalho bioenergético do corpo inclui tanto procedimentos manipulatórios como exercícios especiais. Os procedimentos manipulatórios consistem de massagem, pressão (pressure) controlada e toques suaves para relaxar a musculatura contraída. Os exercícios se propõem a ajudar a pessoa a entrar em contato com suas tensões e liberá-las através de movimentos apropriados.

Dinâmica Psíquica

Otto Fenichel O approach das funções mentais deve fazer-se pelo mesmo ângulo que as funções do sistema nervoso em geral. São manifestações da mesma função básica do

Leia Mais »