Terapia Corporal e Bioenergética

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on twitter

Tamaris Fontanella

Os processos energéticos do corpo determinam o que acontece na mente, da mesma forma que determinam o que acontece no corpo.

A Terapia Corporal e a Bioenergética são fundamentadas na função da pulsação da vida (contração e expansão energética) partindo dos conceitos de saúde vibrante, respiração, carga e descarga de energia, movimento livre e espontâneo, auto-regulação, auto-consciência, auto-domínio e auto-expressão visando sempre restabelecer a pulsação e o fluxo energético, integrando os aspectos físicos, psíquico, emocionais e espirituais do ser humano.

Fundamentada na função da pulsação da vida (contração e expansão energética) partindo dos conceitos de saúde vibrante, respiração, carga e descarga de energia, movimento livre e espontâneo, auto-regulação, auto-consciência, auto-domínio e auto-expressão visa restabelecer a pulsação e o fluxo energético, integrando os aspectos físicos, psíquico, emocionais e espirituais do ser humano.

Uma da metas da Terapia Corporal e da Bioenergética é desenvolver a habilidade de expressar plenamente o verdadeiro self (auto-expressão) e esta habilidade depende da auto-possessão, ou seja, poder tomar posse de seus verdadeiros sentimentos.

Outros objetivos são o de tornar a pessoa mais cheia de vida, capaz de vivenciar e se expressar adequadamente através do contato com sua real sensação os prazeres e dores, alegrias e tristezas, raiva, amor e sexualidade.

Essa terapia é indicada para as pessoas que desejam reencontrar o caminho do prazer, de ser pleno, fundamentando-se na auto-possesão do seu próprio estado vibratório, sua própria condução da vida.

Na terapia o resgate da pulsação saudável para desenvolver um senso de self mais forte é relacionado ao sentimento corporal promovendo a identificação com sua natureza, ajudando a pessoa a sentir-se mais conectada este mundo, com seu corpo, com os ambientes que a cercam e a que está inserida, e  com a sua sexualidade.

É uma forma de terapia que usa o corpo para liberar emoções, sentimentos e crenças e ativar as funções necessárias à vida.

É uma maneira de entender a personalidade em termos do corpo e de seus processos energéticos que combina o trabalho com o corpo, a mente e espírito para ajudar pessoas a resolverem seus problemas emocionais e espirituais e a melhor perceberem o seu potencial para o prazer e para a alegria de viver.

Como é realizada?

Uma terapia é um processo que resulta da interação entre o terapeuta e o cliente. O terapeuta não pode fazer nada sozinho. Ele necessita da participação ativa e cooperativa. O terapeuta não constrói nada de novo, apenas ajuda a despertar e flexibilizar o que já existe em cada  personalidade e em cada caráter. Ele é um acompanhante, um amigo nesta caminhada. O que o terapeuta tem a oferecer é uma técnica, que conduz o processo com segurança, e a relação amorosa e interessada em seu crescimento pessoal.

Ao conhecer a história do cliente ele o ajudará a compreender os momentos difíceis de sua vida e através corpo poderá trabalhar os conflitos do passado (e do presente) onde estão estruturados seus bloqueios, pois em seu corpo está inscrita a sua história e auxiliar no processo de reestruturação do futuro.

Na prática mesclam momentos de trabalho com o corpo, trabalho emocional, trabalho mental e trabalho de consciência.

No trabalho com o corpo ele o ajudará a retomar a pulsação energética  e a liberação dos circuitos energéticos. 
Proporá toques, massagens, exercícios de stress muscular, alongamento e expressão das emoções. Dessa forma irá liberando progressivamente sua energia. Na medida em que seu nível de energia subir, lançará mão de exercícios que visem o desenvolvimento de funções que ficaram paralisadas
  
No trabalho emocional o terapeuta  ajudará a identificar bloqueios e o ajudará entrando em contato com as emoções mais profundas.

No trabalho mental duas questões são importantes: as crenças e a revalorização de sua experiência de vida. Com a flexibilização das tensões musculares os vazios perceptivos sobre os quais estão assentadas as crenças começarão a ceder. Assim elas poderão ser questionadas. A revalorização da experiência de vida necessita ser feita a partir da experiência corporal e emocional. A vida faz sentido quando é sentida! A vida só se torna real se é sentida dom corpo!

Na medida em que as experiências corporais e emocionais se ampliam, o indivíduo passa a ter outra visão de mundo, mais condizente com seu verdadeiro EU.

No trabalho da consciência ocorre uma abertura progressiva desta na medida em que a pulsação energética se amplia e os circuitos energéticos tornam-se mais fluidos.

A intensificação das sensações corporais possibilita a abertura da consciência.

Quanto mais consciência corporal mais se ampliará sua consciência!

Estará assim desenvolvendo o “eu observador”, instância muito importante na abertura da consciência.

Este trabalho leva progressivamente ao desenvolvimento do “ego maduro”.

A espiritualidade é um potencial humano que necessita ser desenvolvido e sustentado em nosso corpo e isto é possível através de nosso ego maduro!

A Terapia Corporal e Bioenergética é uma técnica e também um posicionamento filosófico frente à vida.

Juntos a toda essa sistemática (Terapia Corporal, Análise Reichiana, Orgonoterapia, Vegetoterapia, Biodinâmica)  utilizaremos auxiliares (terapia floral, radiestesia, aromaterapia, balneaterapia, geoterapia, fitoterapia, taroterapia, trofologia, dançaterapia, iridiologia e massoterapia) se necessário para buscar a mais saudável pulsação da vida.
  
É um convite para você retomar sua crença no amor, na vida e na sua verdadeira espiritualidade.

“A consciência da lei do amor leva à consciência da lei da vida que por sua vez leva à consciência de Deus”

W. Reich, Éter, Deus e o Diabo.

Orientações da Terapia Bionergética

I- Seu corpo é a melhor fonte de informação sobre sua história de vida e seu funcionamento energético somático, instintivo, emocional, mental e espiritual. É importante aprender a “ouvi-lo”. O corpo tem uma sabedoria de milhões de anos de evolução! Ele “sabe” muito mais da vida que sua mente!

II- Seus desequilíbrios e bloqueios expressam paralisações do sentir ou do expressar. É importante que se volte para seu sentir e que tenha liberdade de expressar suas sensações e emoções.

III- Permita-se ir além de seus limites habituais. Quando sentir impulso para expressar ou for sugerido que expresse algo, faça-o com todo empenho. Não se iniba!

IV- Confie em seu corpo. Perceba suas sensações físicas, entregue-se e permita-se deixar levar por elas. Seu corpo tem uma sabedoria que você desconhece.

V- O que vem à sua consciência tem sempre a ver com o que está ocorrendo no corpo. Durante o trabalho corporal é importante que se mantenha focado nas sensações corporais e que comunique o que vier à consciência, seja na forma de idéias, crenças, imagens, lembranças, sensações, emoções ou impulsos.

VI- No dia-a-dia habitue-se a checar suas idéias, emoções e impulsos com suas sensações corporais. Quando seu comportamento não está coerente com suas sensações ou sente apenas um vazio, questione-se, pois o mesmo pode decorrer de crenças ou padrões sugestionáveis e não de sua verdade mais profunda.

VII- A dor emocional e o prazer fazem parte da vida. Não é possível estar livre para o prazer e bloquear a dor, pois ambas são sensações vitais profundas. Quando se bloqueia a dor paralisa-se também o prazer! A dor e o prazer também são caminhos para o contato com seu EU!

VIII- A dor é uma emoção. Quando você a expressa ela se vai deixando um grande alívio pois a paralisação da dor gera sempre alguma forma de sofrimento que se manifestará por longo tempo.

Permita-se sentir e expressar sua dor emocional para que ela se transforme, ajudando-o a crescer!

IX- Sua evolução é o melhor antídoto contra a dor emocional. O sofrimento existe porque sua evolução paralisou-se apegando-se a comportamentos, auto-imagens, emoções infantis, pensamentos e crenças que te impedem de se expandir, paralisam a sua vida.

X- Permita-se você tem todo o direito de ver o que está realmente vendo, ouvir o que está realmente ouvindo, sentir o que está realmente sentido e acima de tudo de ter prazer na vida!

Conhecendo Eckhart Tolle

João Carlos Marcuschi Faço esta apresentação porque considero os ensinamentos, dele, alinhados àqueles que são abordados nas palestras de Krishnamurti; entretanto, a linguagem é mais acessível

Leia Mais »